quarta-feira, 4 de setembro de 2013

APOSTILA 3

Δ O expressionismo faz parte de uma tendência de arte européia moderna, com dois centros distintos: o movimento françês dos fauves e o alemão Die Brucke .
Δ Os dois movimentos se formaram quase simultaneamente em 1905 e desemborcaram, respectivamente, no Cubismo na França, em 1907,e na corrente Der blaue reiter, na Alemanha, em 1911.
Δ A impressão é um movimento do exterior para o interior : é a realidade que se imprime na consciência.
Δ A expressão é um movimento inverso, do interior para o exterior : é o sujeito que por si imprime o objeto.
Δ A arte expressionista encontra suas fontes no romantismo alemão, em sua problemática do isolamento do homem perante a natureza, assim como na defesa de uma poética sensível à expressão do irracional, dos impulsos e paixões individuais.
Δ Além de Van Gogh, o pintor norueguês Edvard Munch (1863-1944) também inspirou o movimento expressionista, com a famosa tela O Grito, uma série de quadro pinturas reproduzida dois anos depois em litografia
Δ Nela, vemos uma pessoa de aspecto fantasmático, em primeiro plano, definindo um foco que arrasta todo o cenário.Afigura humana contorce-se COB efeito de suas emoções.
Δ Essa obra , é um desenvolvimento das obras feitas exclusivamente com tinta derramada sobre  uma base.
Δ O Cubismo não surgiu ao acaso e nessa busca de estruturas não foi um fenômeno isolado. Surgiu entre as indagações do século XX.
Δ Nas imagens cubistas, surge uma realidade composta de fenômenos fragmentários.
Δ Considerando um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções de perspectiva e modelagem, longe de qualquer tipo de efeito ilusório.
Δ  A ruptura empreendida pelo Cubismo encontra suas fontes primeiras na obras de Paul Cézanne e em sua forma de construção de espaços por meio de volumes e da decomposição de planos
Δ O cubismo se divide em duas fases . Até 1912, no chamado Cubismo Analítico , observa-se a preocupação predominante com as pesquisas estruturais, por meio da decomposição dos objetos, fragmentação dos planos e fortes tendências para o monocromatismo.
Δ O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes de arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo . No Brasil, influências do cubismo podem ser observadas nas obras de artistas reunidos no modernismo de 1922.
Δ Com Tarsila do Amaral (1886-1973), a pintura brasileira começa uma expressão moderna, mas ligada às nossas raízes culturais. Sua carreira artística começou em 1916.
Δ Em 1928 Tarsila deu inicio a uma nova fase : a antropofágica. A esta, pertence a tela Abaporu.
Δ  O Abaporu foi vendida ao colecionador argentino Eduardo Costantini (1995) e atualmente, encontra-se exposta no museu de Arte Latino-americana de Buenos Aries.


Nenhum comentário:

Postar um comentário