Δ
Segundo pesquisas realizadas, o francês Hércules Florence, que morava no
Brasil, já vinha fazendo, desde 1833 alguns avanços na técnica de registrar
imagens.Com o objetivo de imprimir rótulos de produtos farmacêuticos etc.
Δ Entretanto, oficialmente, considera-se o ano
de 1939 e os trabalhos de Daguerre como ponto de partida para a fotografia.
Δ
Como o daguerreótipo consistia numa peça
única e o processo para sua obtenção era caro. Mas nas décadas de 1850 e
1860, houve barateamento dos custos de
um retrato, o que tornou acessível a um grande número de pessoas.
Δ
O passo seguinte foi o documentário fotográfico. Marc Ferrez preocupava-se não
apenas em registrar um fato, mas também em compor com arte uma cena.
Δ A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em exposições
internacionais de importância. Dessa participou, entre outros, o fotógrafo
brasileiro Valério Lima, que apresentou a interessante fotomontagem “Os trinta
Valérios”. Em 1908, Valério ganhou o primeiro prêmio na exposição nacional do
Rio de Janeiro com “Panorama da Cidade de São Paulo”.
A FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO
Δ Sebastião
Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por se
estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados foto jornalistas da
atualidade.
Δ
O fotógrafo retrata um criança, filha de sem-terra , na foto a criança tem um
olhar que denuncia uma das grandes contradições do presente .
Δ
Sebastião propõe-se, principalmente, a repensar a forma como ser humano
coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado.
Δ Sebastião
Salgado fotografa que exploram situações cotidianas e as “falas do corpo” dos
personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de
relações de poder.
A FOTOGARFIA DE VIK
MUNIZ
Δ Vik Muniz (1916) é fotógrafo, desenhista
pintor e gravador.
Δ Realiza
desde 1988, séries de trabalhos, nas quais investiga, principalmente, temas
relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das
artes e dos meios de comunicação.
Δ Ele Utiliza varias técnicas e as emprega nas
obras utiliza também materiais inusitados, onde passa a empregar os elementos
para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte, como do
cotidiano.
Δ
Vik Muniz procurava também se preocupa em provocar a ilusão visual, propiciada
pela manipulação de materiais inusitados no ato de fotografar. A representação
e o próprio processo fotográfico subordinam-se à inusualidade com que o artista
manipula os materiais
Δ
A interação de linguagens é a estratégia pela qual ele se livra da ‘’aderência
tirânica do referente ‘’. A escolha do material que desencadeia o processo de
duplicidade representacional , não é casual.
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