quarta-feira, 4 de setembro de 2013

A FOTOGRAFIA CHEGA AO BRASIL

Δ Segundo pesquisas realizadas, o francês Hércules Florence, que morava no Brasil, já vinha fazendo, desde 1833 alguns avanços na técnica de registrar imagens.Com o objetivo de imprimir rótulos de produtos farmacêuticos etc.
Δ  Entretanto, oficialmente, considera-se o ano de 1939 e os trabalhos de Daguerre como ponto de partida para  a fotografia.
Δ Como o  daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para sua obtenção era caro. Mas nas décadas de 1850 e 1860,  houve barateamento dos custos de um retrato, o que tornou acessível a um grande número de pessoas.
Δ O passo seguinte foi o documentário fotográfico. Marc Ferrez preocupava-se não apenas em registrar um fato, mas também em compor com arte uma cena.
Δ  A fotografia brasileira desenvolveu-se  muito na passagem do século  e esteve presente em exposições internacionais de importância. Dessa participou, entre outros, o fotógrafo brasileiro Valério Lima, que apresentou a interessante fotomontagem “Os trinta Valérios”. Em 1908, Valério ganhou o primeiro prêmio na exposição nacional do Rio de Janeiro com “Panorama da Cidade de São Paulo”.

A FOTOGRAFIA DE SEBASTIÃO SALGADO
Δ Sebastião Ribeiro Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por se estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados foto jornalistas da atualidade.
Δ O fotógrafo retrata um criança, filha de sem-terra , na foto a criança tem um olhar que denuncia uma das grandes contradições do presente .
Δ Sebastião propõe-se, principalmente, a repensar a forma como ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado.
Δ Sebastião Salgado fotografa que exploram situações cotidianas e as “falas do corpo” dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações de poder.

 A FOTOGARFIA DE VIK MUNIZ
Δ  Vik Muniz (1916) é fotógrafo, desenhista pintor e gravador.
Δ Realiza desde 1988, séries de trabalhos, nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.
Δ  Ele Utiliza varias técnicas e as emprega nas obras utiliza também materiais inusitados, onde passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte, como do cotidiano.
Δ Vik Muniz procurava também se preocupa em provocar a ilusão visual, propiciada pela manipulação de materiais inusitados no ato de fotografar. A representação e o próprio processo fotográfico subordinam-se à inusualidade com que o artista manipula os materiais


Δ A interação de linguagens é a estratégia pela qual ele se livra da ‘’aderência tirânica do referente ‘’. A escolha do material que desencadeia o processo de duplicidade representacional , não é casual.

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