Δ Comparando com o renascimento o período
de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição,
mas de profundas transformações sociais.
Δ Na obra de Tintoretto, há um processo
de descentralização do sistema de perspectiva, o deslocamento produz uma
torção violenta no espaço todo, vemos
uma estrutura espacial transversal.
Δ O renascimento foi uma época eufórica,
otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco ao
iniciar-se já se torna sombrio.
Δ Compreende-se como Barroco a arte
desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século
XVII, com a arte religiosa da Contra Reforma.
Δ Com o advento da Revolução Francesa,
na virada do século XVIII o estilo barroco fora subitamente interrompido pelo
Neoclassicismo, Romantismo,Realismo e outras tendências, tudo acontecendo no
mesmo século XIX.
Δ No Brasil, a herança do Barroco esteve
ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal
e religioso, voltado para os dogmas da igreja.
Δ Não só em Salvador mais em todo o
Nordeste, existem várias igrejas riquíssimas como a Igreja e o Convento de São
Francisco de Assis.
Δ A igreja é especialmente preciosa pela
sua exuberante decoração interna.É considerada uma das mais significativas
expressões do Barroco no Brasil.
Δ O Impressionismo foi um movimento
artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes
tendências da arte do século XX.
Δ Os artistas impressionistas
descreveram um fenômeno da natureza : a luminosidade atmosférica. O movimento
formou-se em Paris. A definição do termo remonta o comentário irônico de um
crítico sobre o quadro de Monet, Impression,soleil
levant.
Δ Diante da obra de Monet, vemos que o
tema real não é a paisagem, embora a
estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos
coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia.
Δ Claude Monet (1840-1926) foi
incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas
horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua
luminosidade.
Δ Pós-Impressionismo esse termo se
dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as
possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e
sugerem convergências estilísticas entre eles Cézanne, Van Gogh e Gauguin.
Δ O naturalismo tão caro aos
impressionistas, está na base de boa parte das restrições feitas a este novo
movimento.
Δ Na obra Noite Estrelada de Van Gogh
vemos um pequeno núcleo de casebres quase exprimidos na parte inferior direita
do quadro. O resto do espaço é tomado por grandes espirais, círculos, curvas,
movimentos ondulantes de estrela , sóis, luas e a silhueta de árvores e
montanhas.
Δ Há também um contraste visual muito
forte, uma árvore vertical, escura, densa, que mais parece uma tocha que uma
árvore, e que termina numa ponta
sinuosa.
Δ A enorme produtividade de Van Gogh
(mais de 800quadros ), quando alcança e estilo pessoal inconfudivel inses-se
entre 1888 e 1890. Ne, três anos. Sua atividade toda, não ultrapassou uma
década. Ele tinha 37 quando se suicidou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário