quarta-feira, 4 de setembro de 2013

APOSTILA 2 BARROCO

Δ Comparando com o renascimento o período de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais.
Δ Na obra de Tintoretto, há um processo de descentralização do sistema de perspectiva, o deslocamento produz uma torção  violenta no espaço todo, vemos uma estrutura espacial transversal. 
Δ O renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco ao iniciar-se já se torna sombrio.
Δ Compreende-se como Barroco a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da Contra Reforma. 
Δ Com o advento da Revolução Francesa, na virada do século XVIII o estilo barroco fora subitamente interrompido pelo Neoclassicismo, Romantismo,Realismo e outras tendências, tudo acontecendo no mesmo século XIX.
Δ No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da igreja.
Δ Não só em Salvador mais em todo o Nordeste, existem várias igrejas riquíssimas como a Igreja e o Convento de São Francisco de Assis.
Δ A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna.É considerada uma das mais significativas expressões do Barroco no Brasil.
Δ O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
Δ Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza : a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris. A definição do termo remonta o comentário irônico de um crítico sobre o quadro de  Monet, Impression,soleil levant.
Δ Diante da obra de Monet, vemos que o tema real não é a paisagem, embora a  estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia.
Δ Claude Monet (1840-1926) foi incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade.
Δ Pós-Impressionismo esse termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles Cézanne, Van Gogh e Gauguin.
Δ O naturalismo tão caro aos impressionistas, está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento.
Δ Na obra Noite Estrelada de Van Gogh vemos um pequeno núcleo de casebres quase exprimidos na parte inferior direita do quadro. O resto do espaço é tomado por grandes espirais, círculos, curvas, movimentos ondulantes de estrela , sóis, luas e a silhueta de árvores e montanhas.
Δ Há também um contraste visual muito forte, uma árvore vertical, escura, densa, que mais parece uma tocha que uma árvore, e que termina  numa ponta sinuosa.

Δ A enorme produtividade de Van Gogh (mais de 800quadros ), quando alcança e estilo pessoal inconfudivel inses-se entre 1888 e 1890. Ne, três anos. Sua atividade toda, não ultrapassou uma década. Ele tinha 37 quando se suicidou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário