quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Quem tem medo de arte contemporânea ?

Δ  A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal pedra, mas também  ar, luz, som,palavras,pessoas,comida, e muitas outras coisas. 
Δ As primeiras décadas do século XX iniciaram-se com a ampliação de conquistas técnicas e progresso industrial do século anterior.
Δ Na sociedade atual, os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leitura dos seus atos de produções.
Δ A obra contemporânea se apresenta como uma duração a ser experimentada, como uma abertura para a discussão limitada.
Δ Os impulsos evidentes nas obras de arte do final dos anos 50 - o interesse pelo corriqueiro, a disposição de abarcar o acaso e um novo senso do visual já levaram a arte a duas direções : o Pop e o Minimalismo.
Δ A Pop art surgiu e foi reconhecida como movimento nos EUA bem no começo da década de 60.
Δ Em 1962, era possível identificar uma sensibilidade comum entre vários artistas, principalmente  Roy Lichtenstein (1923), Andy warhol , Tom wesselman (1931) etc, utlizavam temas extraídos da banlidade do Estados Unidos urbanos, uma atitude contrária ao hermetismo da arte moderna.
Δ O minimalismo de Donald Judd, Tony Smith, Carl Andrade e Robert Morris, localizava os trabalhos de arte no terreno ambíguo entre pintura e escultura.
Δ Outro desdobramento direto do minimalismo é a arte conceitual, que, como indica o rótulo, coloca o foco sobre a concepção ou conceito do trabalho.
Δ O renascimento ocorrido na cultura em geral, se relaciona à revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista, antropocêntrica.
Δ O movimento renascentista envolveu uma nova sociedade e, portanto novas relações sócias em seu cotidiano.
Δ O artista do Renascimento não vê mais o homem como um simples observador do mundo que expressa a grandeza de Deus, mas como a expressão mais grandiosa do próprio Deus.
Δ Na arte renascentista,a a estrutura do homem assinala o parâmetro das possíveis comparações e avaliações na imagem.
Δ A Monalisa de Loanardo da Vinci é a pintura mais famosa e mais conhecida no mundo, foi uma encomenda do retrato de uma dama florentina chamada Lisa, que nunca foi  entregue.
Δ O quadro se encontra hoje no Museu do Louvre em Paris.Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu na Itália, na vila de Vinci, perto de Florença e morreu na França
Δ Ultima Ceia – a figura de Cristo é representado com os braços abertos, em um gesto de resignação tranquila, a forma do espaço é vista como um imenso volume aberto
Δ Seu eixo central e ponto de fuga coincidem com a cabeça do Cristo e dela emana novamente eixo do espaço, abrange, recolhe e reflete implicitamente o espectador que se encontra  na frente do quadro
Δ Michelangelo – entre 1508 e 1512 viveu outro grande gênio do Renascimento que foi Michelangelo , que dentre outras obras, trabalhou na pintura do teto da Capela Sistina, no Vaticano.
Δ O Dadaísmo foi um movimento lançado em 1916, como o objetivo de protestar contra a I Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suíça. O nome Dadá foi escolhido abrindo-se dicionário ao acaso.
Δ Roda de bicicleta foi primeiro ready-made criado PR Marcel Duchamp que tomou posse de um objeto e o resignificou, dando então a este o estatuto de objeto artístico.
Δ Duchamp foi o artista que mais radicalmente redefiniu o fazer artístico desde Leonárdo da Vinci.


Nenhum comentário:

Postar um comentário