sábado, 10 de agosto de 2013

Filipe dos Santos- Apostila n° 2

Filipe dos Santos

Apostila n° 2

1° "Comparado com o renascimento o período Tintoretto já é bem.mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado através de formas espaciais. Em cada obra e cada época há um espaço representado através das vivências pessoais de cada artista."
2° "No Brasil a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, votado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX."
3° "O século XIX, vai representar um divisor de águas, nas artes e nas ciências. Nele ocorre uma série de mudanças, cujo efeito cumulativo resulta numa ruptura tão definitiva em termos de conhecimentos e de mentalidade, que todos os séculos anteriores parecem afastar-se de nós, recuando a períodos bem mais distantes do que seria o caso na simples passagem do tempo cronológico. 
   4° "Diante da obra de Monet, vemos que o tema real não é paisagem, embora a estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia. São registros de momentos fugidios, momentos.impressionistas, momentos instáveis, através da observação e transcrição dos efeitos de cor que o fenômeno natural produz de cada vez, sem generalizar e, por outro, sem introduzir maiores ênfases subjetivas, emocionais."
5° "Pós-impressionismo: Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e ,1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne, Van Gogh e Gauguin ou, pelo menos uma tentativa comum dos pintores de alargar o programa impressionista, o que já havia sido tentado por Georges Seurat(1859-1891) e pelos chamados neo-impressionistas." 

Nenhum comentário:

Postar um comentário