sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Apostila 3: A fotografia chega ao Brasil

  1. A origem comum do expressionismo é a tendência anti-impressionista, que se gera no cerne do próprio impressionismo, como consciência e superação do caráter sensorial, e se manifesta no final do século XIX, com Toulouse-Lautrec, Gauguin, Van Gogh, entre outros.
  2. Literalmente, expressão é o contrário de impressão. A impressão é um movimento do exterior para o interior: é a realidade (objeto) que se imprime na consciência (sujeito). A expressão é um movimento inverso, do interior para o exterior: é o sujeito que por si imprime o objeto.
  3. Os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, dessa maneira fogem às regras tradicionais de equilíbrio da composição, da regularidade da forma e harmonia das cores.
  4. O cubismo não surgiu ao acaso e nessa busca de estruturas não foi um fenômeno isolado. Surgiu entre as indagações do século XX. Nas imagens cubistas, surge uma realidade composta de fenômenos fragmentados.
  5. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o cubismo recusa a idéia de arte como imitação da natureza, afastando noções de perspectiva e modelagem, longe de qualquer tipo de efeito ilusório. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresentam, simultaneamente, em vários ângulos na tela. 

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