sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Apostila 2: Barroco, impressionismo, pós-impressionismo e expressionismo.

  1. Comparado com o Renascimento o período de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais. 
  2. Com novos conhecimentos, novos mundos físicos espirituais estavam se desvelando à imaginação humana, trazendo novas visões e possibilidades, mas também novas incertezas e perplexidades.
  3. Em geral, compreende-se como barroca a arte desenvolvida a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da Contra reforma. Uma delas foi favorecer o surgimento dos Estados nacionais e dos governos absolutistas, pois propunha que cada país se libertasse da submissão do papa.
  4. Com o advento da Revolução francesa, na virada do século XVIII, o estilo barroco foi subitamente interrompido pelo Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Expressionismo, e outras tendências, tudo acontecendo no mesmo século XIX. 
  5. O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu inicio às grandes tendências da artes do século XX. Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza: a uminosidade atmosférica. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário