sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Apostila 1: Quem tem medo da arte contemporânea?

  1. A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal, pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comidas e muitas outras coisas. Há aqueles que utilizam a fotografia e vídeo, e outros que se engajem em atividades variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas. 
  2. Na sociedade atual, os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leitura dos seus atos de suas produções. 
  3. A pop art surgiu e foi reconhecida como movimento nos EUA bem no começo da década de 16. Em 1962, era possível identificar uma sensibilidade comum entre vários artistas, principalmente Roy Lichtenstein (1923), Andy Warhol, Claes Oldenburg, Tom Wesselman (1931) e James Rosequist (1923), todos cujas obras utilizavam temas extraídos da banalidade dos Estados Unidos urbanos, uma atitude contrária ao hermetismo da arte moderna. 
  4. O renascimento ocorrido na cultura em geral, se relaciona à revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista, antropocêntrica: O homem com a medida de todas as coisas. 
  5. No cotidiano jamais percebemos em termos de perspectiva. Jamais nossa posição no espaço e nosso olhar permanecem fixos. Jamais enfocamos de uma só vez e nitidamente, largos campos visuais, campos circunscritos por margens e estruturados por eixos centrais - nem existem na natureza -, onde todas as formas recuam de um primeiro plano para concluírem num único ponto no horizonte. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário