sábado, 31 de agosto de 2013

Apostila 01 Quem tem medo de arte contemporânea?

  1. O Renascimento ocorrido na cultura geral , se relaciona à revalorização do pensamento e da arte da antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista, antropocêntrica: o homem com a medida de todas as coisas. Foi um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, que a bem da verdade, sempre estiveram presentes desde a Idade Média e permanece até os dias atuais.                                                                                                                                        
  2. MICHELANGELO- Entre 1508 e 1512 viveu outro grande gênio do Renascimento que foi Michelangelo, que dentre outras obras, trabalhou na pintura da Capela Sistina, no Vaticano. Dentre muitas cenas do antigo Testamento que estão pintadas no teto da Capela e que expressa a genialidade do artista.                                                                                                                                  
  3. Dadaísmo- Foi um movimento lançado em 1916, com o objetivo de protestar contra a I guerra mundial e que artistas intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suíça. O nome Dadá foi casual, escolhido abrindo-se um dicionário ao caso. Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e do bom gosto ocidental.                     
  4. Leonardo da Vinci(1452-1519) nasceu na Itália, na vila de Vinci, perto de Florença e morreu na França. Foi um homem plural, antes de tudo, pensador, artista, pesquisador. Possuidor de um espírito versátil que o tornou capaz de realizar trabalhos em diversos campos do conhecimento humano. Pintor: antes de todos, percebeu as sutilezas tonais das figuras e aplicou no corpo da pintura o claro-escuro -o chiaroscuro- como pintor , desenvolve uma nova técnica: o sfumato, que anula os contornos das figuras e recria os efeitos da luminosidade- luzes e sombras. Grande gênio que reuniu a singular combinação de sensibilidade e poderes de articulação formal do grande artista com a objetividade  de um cientista, e ainda a visão mística e esperançosa de um pensador humanista.            
  5. A Monalisa, - a pintura mais famosa e mais conhecida no mundo, foi uma encomenda do retrato de uma dama florentina chamada Lisa, que nunca foi entregue. Oque logo impressiona é o grau surpreendente com que Lisa parece parece viva, olha para nós e possui um espírito próprio. Como ser vivo, parece mudar ante aos nossos olhos, personificando talvez, o próprio espírito da natureza, como Leonardo da Vinci o concebia em sua visão de vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário