sábado, 31 de agosto de 2013

Apostila 02 Barroco, Impressionismo, Pós-impressionismo e Expressionismo

  1. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.                                                                                            
  2. Claude Monet- (1840-1926) foi incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. O quadro Mulheres no Jardim(1866-1867) marca o início dessa fase na pintura do artista, e a partir daí, entusiasma-se pela pintura ao ar livre, que lhe permite recriar efeitos da luz do sol diretamente da natureza como em Regata em Argenteuil (1872) e na Catedral de Rouen(1894).                                      
  3. Pós-Impressionismo- Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne,Van Gogh e Gauguin ou, pelo menos uma tentativa comum dos pintores em alargar o programa impressionista, oque já havia sido tentado por Georges Seurat (1859-1891) e pelos chamados neo-impressionistas.             
  4. Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Na regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira- as talhas- recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portadas decoradas com detalhados trabalho de escultura. É  o caso das construções barrocas de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco.                                                                                                                        Já nas regiões que não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra característica. Aí igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientes e famosos do que viviam em regiões mais ricas da época.                                                                                               
  5. O naturalismo tão caro aos impressionistas, está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento. Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário