- O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX.
- Claude Monet- (1840-1926) foi incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas horas do dia, afim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. O quadro Mulheres no Jardim(1866-1867) marca o início dessa fase na pintura do artista, e a partir daí, entusiasma-se pela pintura ao ar livre, que lhe permite recriar efeitos da luz do sol diretamente da natureza como em Regata em Argenteuil (1872) e na Catedral de Rouen(1894).
- Pós-Impressionismo- Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne,Van Gogh e Gauguin ou, pelo menos uma tentativa comum dos pintores em alargar o programa impressionista, oque já havia sido tentado por Georges Seurat (1859-1891) e pelos chamados neo-impressionistas.
- Duas linhas diferentes caracterizam o estilo barroco brasileiro. Na regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, encontramos igrejas com trabalhos em relevo feitos em madeira- as talhas- recobertas por finas camadas de ouro, com janelas, cornijas e portadas decoradas com detalhados trabalho de escultura. É o caso das construções barrocas de Minas Gerais, Bahia, Rio de Janeiro e Pernambuco. Já nas regiões que não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve outra característica. Aí igrejas apresentam talhas modestas e trabalhos realizados por artistas menos experientes e famosos do que viviam em regiões mais ricas da época.
- O naturalismo tão caro aos impressionistas, está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento. Em Seurat e Paul Signac (1863-1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
Blog feito para postarmos os trabalhos de Artes Visuais da turma 1812 do curso de Edificações
sábado, 31 de agosto de 2013
Apostila 02 Barroco, Impressionismo, Pós-impressionismo e Expressionismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário