2)No Brasil, a herança do barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.
3) A visão tradicional de copos tangíveis havia desaparecido com o impressionismo e, com ela, o universo inteiro parecia ter se tornado intangível. Esta perda do sentido da materialidade e solidez pesou bem mais no sentimento de vida das pessoas, e, sobretudo no seu próprio senso de identidade, do que qualquer enriquecimento da sensibilidade a ser reconhecido no novo estilo.
4) O naturalismo tão caro aos impressionistas está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento, o Impressionismo. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.
5)A opção de Cézzane incidiu sempre, sobre a análise estrutural da natureza, por meio de uma pintura que apelava preferencialmente à mente e à consciência, e não à visão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário