domingo, 18 de agosto de 2013

Apostila 3

1) A impressão é um movimento do exterior para o interior: é a realidade (objeto) que se imprime na consciência. A expressão é um movimento inverso, do interior para o exterior: é o sujeito que por si imprime o objeto.

2)Os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, dessa maneira fogem às regras tradicionais de equilíbrio da composição, da regularidade da forma e harmonia das cores. 

3)Na famosa tela O Grito, de Edvard Munch, é possível ver uma pessoa com aspecto fantasmático, definido um foco que arrasta todo o cenário. A figura humana contorce-se sob o efeito de suas emoções. As linhas sinuosas do céu e da água e a linha diagonal da ponte conduzem o olhar do observador para a boca da figura. A distorção da figura que grita sobre a qual há uma imagem de morte, afasta qualquer ideia de beleza.

4) O cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções de perspectiva e modelagem, longe de qualquer tipo de efeito ilusório. Cubos, volumes e planos geométricos entrecortados reconstroem formas que se apresenta, simultaneamente, em vários ângulos da tela.

5)O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes de arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo. No Brasil, podem ser observadas influências do cubismo nas obras de artistas reunidos no modernismo de 1922, nos trabalhos de Vicente do Rego Monteiro, Antonio Gomide e nas obras de Tarsila do Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário