sábado, 7 de setembro de 2013

Quem tem medo de arte contemporânea

Atividade 2

  1. Quem examinar com atenção a arte  nos dias atuais será confrontado com uma desconcertante profusão de estilos, formas, práticas e programas. A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal, pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, pessoas, comida e muitas outras coisas. Há aqueles que utilizam a fotografia e vídeo, e outros que se engajam em atividades variadas como caminhadas, apertos de mão ou cultivo de plantas.

2. Na sociedade atual, os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leituras dos seus atos de sua produção. A obra contemporânea se apresenta como uma duração a ser experimentada, como uma abertura para a discussão ilimitada.

3. Regina da Silveira nasceu no Brasil em 1939, importante artista multimídia e pioneira de vídeo arte no país. Estudando os tratados de perspectiva do século XVI, de Leonardo da Vinci e Brunelleschi, a  artista interessou se pelo jogos da percepção e faz exatamente isso ao nos propor suas instalações constrói um jogo de ilusão cria novos espaços virtuais, muito diverso dos espaços reais como estamos habituados a vê-los, nos conduz a novos espaços com coordenadas próprias. Ao indagar sobre o que chama em primeiro lugar a atenção na obra: a deformação dos objetos.

4. A MONALISA a pintura mais famosa e mais conhecida no mundo, foi encomenda do retrato de uma dama florentina chamada Lisa, que nunca foi entregue. O que logo impressiona na obra é o grau surpreendente com que Lisa parece viva, olha para nós e possui um espírito próprio. Como um ser vivo, parece mudar ante aos nossos olhos, personificando talvez, o próprio espírito da natureza, como Leonardo da Vinci o concebia em sua visão de vida. Por vezes parece zombar e nós; outras vezes, temos a impressão de surpreender uma sombra de tristeza em seu sorriso. Tudo isso tem um ar algo misterioso, é esse o efeito de uma grande obra de arte. Não obstante, certamente o artista sabia por que obteve esse efeito, e por que meio. Grande observador da natureza sabia mais sobre a forma como usamos ou nossos olhos do que qualquer pessoa do seu tempo. A imagem da paisagem do fundo, mergulhada em uma luminosidade misteriosa, entre imperceptíveis graduações de claro e escuro, não é menos significativa do que seu olhar e o seu sorriso misterioso.

5. DADAÍSMO o nome Dadá foi casual, escolhido abrindo-se um dicionário ao acaso. Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalistas e do bom gosto ocidental. Fizeram vários espetáculos de improviso, os primeiros acontecimentos. criaram montagens de fotografias, colagens por combinações feitas ao acaso, introduziram em seus quadros pedaços ou restos de objetos e materiais, pedacinhos de cartas rasgadas, cacos e detritos, sacos de aniagem, pregos, trapos, que pareciam ter sido tirados do lixo. O fato é que através dos objetos que criaram, os artistas dadaístas desenvolveram noas possibilidades formais e todo um vocabulário novo veio enriquecer a linguagem nos vários campos da arte do século XX

Nenhum comentário:

Postar um comentário