ATIVIDADE 3
1. O estilo barroco chega ao Brasil pelas mãos dos colonizadores, sobretudo portugueses, leigos e religiosos. Seu desenvolvimento pleno se dá no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, estendendo se até as duas primeiras décadas do século XIX. O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica.
2. A igreja e o Convento de São Francisco de Assis, na capital baiana, cujo interior todo revestido de talha dourada lhe conferiu o título de a igreja mais rica no Brasil. Assim a beleza da talha, dos azulejos portugueses que decoram o claustro do convento e da fachada externa esculpida em pedra faz do conjunto arquitetônico formado pela igreja da Ordem Terceira de São Francisco a construção barroca mais conhecida de Salvador.
3. A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberância decoração interna. Todas as superfícies do interior paredes, colunas, teto, capela são revestidas de intricados entalhes e dourados, com florões, frisos, arcos, volutas e inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhados em vários pontos,além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições diversas. É considerada uma das mais significativas expressões do barroco no Brasil. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça. A portaria lateral que dá acesso ao convento, possui pintura ilusionista no teto atribuída a José Joaquim da Rocha na segunda metade do século XVIII.
4. O convento foi construído em torno de um claustro quadrado, tem um sub solo e dois pavimentos sobre o nível da rua. Sua decoração mostra ricos painéis de azulejo da primeira metade do século XVIII, parte deles criada por Bartolomeu Antunes de Jesus em 1737, em lisboa.
5. A fachada da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco construída no século XVIII, é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil. Segundo alguns pesquisadores, foi projetada por Gabriel Ribeiro, mostra um trabalho primoroso de escultura decorando a arquitetura. As figuras dos santos, anjos, atlantes e motivos florais esculpidos em pedra, ju
Nenhum comentário:
Postar um comentário