terça-feira, 3 de setembro de 2013

O Barroco brasileiro

  1. Compreende-se como barroca a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da contra reforma. Uma delas foi favorecer o surgimento dos estados nacionais e dos governos absolutista, pois propunha que cada país se libertasse da submissão ao papa.
  2. No Brasil a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predomina mente verbal e religioso, voltado para os dogmas da igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII , 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.
  3. A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna. Todas as superfícies da interior - paredes , colunas, teto, capelas -são revestidas de intrincados entalhes e douraduras, com florões, arcos, volutas, inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhados por vários pontos , além de painéis em azulejos portugueses com cenas e inscrições diversas. É considerado uma das mais significativas expressões do Barro no Brasil.
  4. Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 a 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874.
  5. O naturalismo tão caro aos impressionistas , está na base de boa parte das restrições feitas a este novo movimento. Em Seurat e Paul Sinac (1863- 1935) o rompimento com as linhas mestras do impressionismo verifica-se pelo acento colocado na pesquisa científica  da cor, que dá origem ao chamado pontilhismo. As inúmeras manchas de cores puras que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a inudade do tom , longe do uso não sistemático de cores.

 Luan Douglas

Nenhum comentário:

Postar um comentário