terça-feira, 3 de setembro de 2013

Atividade 4 - A fotografia chega ao Brasil (5 pontos importantes)

1- O daguerreótipo consistia numa peça única e o processo para sua utilizaçã era caro, enão somente a burguesia usava-o, como os nobres que contratavam grandes pintores para fazer seus retratos. Mas nas décadas de 1850/60 houve o aprimoramento de recursos técnicos, então os custos baixaram e um grande número de pessoas começou a usar o instrumento.

2- O fotógrafo brasileiro Valerio Lima participou da Exposição de St. Louis nos EUA (1904) e apresentou a interessante fotomontagem "Os trinta Valérios", em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotógrafo.

3- Sebastião Salgado é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar, como em sua obra "Retrato de criança no Êxodo", onde retrata uma menina estudando. Ele denuncia a contradição presente atualmente: uma era de abundância de informações e de intensa globalização alguns sujeitos são obrigados a conviverem com escassez informacional.

4- Vik Moniz é fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Faz uso de técnicas diversas e materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite, catchup, gel para cabelo, lixo, poeira e etc, onde passa a empregar elementos para recriar figuras no universo da história da arte e no cotidiano.

5- Na série fotográfica "Crianças de açúcar" Vik Moniz modela pacientemente a imagem das crianças negras na época da expansão econômica colonial no próprio açúcar e só depois ele utiliza a fotografia. Ele não fotografou uma criança diretamente, mas utilizou a representação de uma representação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário