1- Impressão é um movimento do exterior para o interior. Já a expressão é um movimento do interior para o exterior. Sendo assim, os expressionistas deformam a realidade, fugindo das regras tradicionais de equilíbrio, regularidade de formas e harmonia de cores.
2- Na tela "O grito" vemos uma pessoa de aspecto fantasmagórico que se contorce sob o efeito de suas emoções. As linhas do céu e da água e a linha diagonal da ponte conduzem o olhar do observador para a boca da figura, que se abre num grito perturbador. A imagem afasta qualquer ideia de beleza.
3- No cubismo surge uma realidade composta de fenômenos como cubos, volumes, planos geométricos entrecortados e etc, que reconstroem formas que se apresentam em vários ângulos na tela.
4- Em 1937 Picasso recebeu o convite para pintar um painel em Paris. Acontece que uma cidade pequena da Espanha foi subitamente bombardeada e incendiada por aviões alemães naquele ano. Então Picasso elaborou sua obra com seres inocentes sendo esmagados e despedaçados, renunciando também as cores.
5- Tarsila do Amaral deu início a uma nova fase: a antropofágica. A esta fase pertence a tela Abaporu, que é um presente para o escritor Oswald de Andrade, seu marido na época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário