terça-feira, 3 de setembro de 2013

Atividade 5 - Apostila 2 (5 pontos importantes)

1- A "A última ceia" de Jacopo Tintoretto, já prenuncia a visão do mundo barroco como um momento de grande turbulência político-econômica, social e religiosa. Na obra ele cria uma estrutura espacial transversal, tanto na profundidade quanto no sentido lateral da imagem, e a iluminação em contrastes de claro e escuro produz um clima de estranha realidade.

2- O Renascimeno foi uma época eufórica, otimista, uma das únicas na história da arte, ao passo que o barroco ao se iniciar, se torna  mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferência por temas opostos: espírito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno.

3- A Igreja e o Convento de São Francisco de Assis em Salvador, tem o interior revestido de talha dourada, conferindo-lhe o título de "Igreja mais rica do Brasil". Toda as superfícies do interior são revestidas de entalhes dourados, inúmeras figuras de anjos e pássaros espalhados por diversos pontos.

4- A tela "Almoço na relva" de Manet, foi motivo de polêmica na época que foi exibida, pois achavam um absurdo o que a cena trazia: uma mulher nua em companhia de dois homens vestidos. Manet não via mais a distinção de corpo sólido e espaço; para ele as figuras não estavam no ambiente, mas sim com o ambiente. Ele inovou também no campo da luminosidade, pois a obra trazia intensa clareza.

5- O impressionismo traz o total desinteresse pelo objeto, dando preferência à paisagem e natureza, as figuras deixam de ter contornos nítidos pois a linha é uma abstração do ser humano para representar a imagem, e as cores e os tons devem ser puros para que o observador ao apreciar a pintura combine as cores, portanto a mistura de cores deixa de ser técnica para ser óptica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário