- Em a Última Ceia, na obra de Jacopo Robusti, apelidado de Tintoretto que pertence ao século XVI, já prenuncia a visão de mundo Barroco. É o momento que corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e principalmente religiosa.
- Compreende-se como barroca a arte desenvolvida os anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da Contra Reforma. Uma delas foi favorecer o surgimento dos Estados nacionais e dos governos absolutistas, pois propunha que cada país se libertasse da submissão ao papa.
- No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos após o surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.
- Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874.
- Pós-impressionismo- Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne, Van Gogh e Gauguin ou, pelo menos, uma tentativa comum dos pintores de alargar o programa impressionista, o que já havia sido tentado por Georges Seurat e pelos chamados neo-impressionistas
Blog feito para postarmos os trabalhos de Artes Visuais da turma 1812 do curso de Edificações
terça-feira, 24 de setembro de 2013
Apostila nº 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário