terça-feira, 24 de setembro de 2013

apostila 1- 5 pontos principais

1-  A arte contemporânea
A arte contemporânea tem utilizado não apenas tinta, metal , pedra , mas também ar, luz, som , palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas . Essa arte surgiu ao longo do século XX, com os movimentos do Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, pop art , arte conceitual . Isso porque na sociedade atual, os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leitura dos seus atos de suas produções. A obra contemporânea se apresenta como uma duração a ser experimentada, como uma abertura para a discussão ilimitada.

2- Pop Art
Surgiu e foi reconhecida como movimento nos EUA bom no começo da década de 60. Em 1962, era possível identificar sua sensibilidade comum entre vários artistas, principalmente Roy Lichtenstein, Andy Warhol, Claes Oldenburg , entre outros , todos cujas obras utilizavam temas extraídos da banalidade dos Estado Unidos urbanos , uma atitude contrária ao hermetismo da arte moderna. A comunicação direta com o publico por meio de signos e símbolos retirados da cultura de massa e do cotidiano, constituiu o primeiro objetivo de um movimento que recusava a separação arte e vida, na esteira da estética anti-arte dos dadaístas e surrealistas.

 3-Regina da Silveira
  Nasceu no Brasil em 1936, importante artista multimídia e pioneira da vídeo arte no pais. Ao indagar sobre o que chama em primeiro lugar a atenção na obre: a deformação dos objetos. Na década de 1980 realizou a importante serie Anamorfas sobre as distorções da perspectiva cuja intenção é o jogo com os modos da projeção e com a experiência visual do espectador. Regina fez exatamente isso ao nos propor sua instalação cria novos espaços virtuais.

4- Leonardo da Vinci
Nasceu na Itália, na Vila de Vinci, perto de Florença e morreu na França. Foi um homem plural, antes de tudo, pensador, artista, pesquisador. Dentre suas habilidades, podemos destacar como pintor, que desenvolve uma nova técnica: o sfumato. Grande gênio reuniu a singular combinação de sensibilidade e poderes de articulação formal do grande artista com a objetividade de um cientista. Seus quadros são envolvidos em misteriosas penumbras, uma luminosidade que envolve todos os fenômenos em infinitas gradações de claros e escuros transparentes, fundindo contrastes e novas harmonias.

5 – Dadaísmo
Foi um movimento lançado em 1916, com o objetivo de protestar contra a I Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suíça. O nome Dada foi casual, escolhido abrindo-se um dicionário ao caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário