sábado, 7 de setembro de 2013

A fotografia chega ao Brasil.

1.Segundo pesquisas realizadas pelo fotógrafo Boris Kossoy,o Francês Hércules Florence (1804-1879),que morava no Brasil,já vinha fazendo,desde 1833,alguns avanços na técnica de registrar imagens,como objetivos de imprimir rótulos de produtos farmacêuticos e diplomas maçônicos.Entre tanto oficialmente,considera-se o ano se 1939 e os trabalhos de daguerre(1789-1851) como ponto de partida para a fotografia .
2.Sebastião Ribeiro Salgado (1944) é um fotógrafo brasileiro reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados fotojornalista da atualidade. Nomeado como representante especial da UNICEF, dedicou-se a fazer crônicas sobre a vida das pessoas excluídas, trabalho que resultou na publicação de dez livros e realização de várias exposições, tendo recebido vários prêmios e homenagens na Europa e no continente americano.                                                          
3.Sebastião Salgado propõe-se, principalmente, a representar a forma como o ser humano coexiste e sobrevive em um mundo capitalista, individualista e globalizado. São fotografias que exploram situações cotidianas e as " falas do corpo" dos personagens selecionados, evidenciando os efeitos das diversas modalidades de relações e poder. Ao fotografar, sobretudo, os sujeitos que sofrem efeitos da dominação de outros, ele se preocupa em denunciar, por oposição ou contraste, os que monopolizam e egoisticamente acumulam bens materiais e imateriais.                                                          
4.A fotografia de Vik Muniz, Vicente José de Oliveira Muniz (1961), é fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Realiza desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga principalmente, temas relativos à memórias, à percepção e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação. Faz uso de técnicas diversas e emprega nas obras, com frequência, materiais inusitados como açúcar, chocolate líquido, doce de leite , lixo , poeira etcs, onde passa a empregar os elementos para recriar figuras referentes tanto ao universo da história da arte como no cotidiano.   

5.        A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em exposições internacionais, tal como a Exposição de St. Louis, nos Estados Unidos, em 1904.

Nenhum comentário:

Postar um comentário