1. O expressionismo faz parte de uma tendência da arte europeia moderna, com dois centros distintos: o movimento francês dos fouves (feras) e o alemão Die Brücke ( a ponte), Os dois movimentos se formaram quase simultaneamente em 1905 em 1905 e desemborcaram respectivamente, no Cubismo na França, em 1907, e na corrente Der blaue Reiter ( o cavaleiro azul), na Alemanha.
2. Os expressionistas são deformadores sistemáticos da realidade, dessa maneira fogem às regras tradicionais de equilíbrio da composição, da regularidade da forma e harmonia das cores.
3. A arte expressionista encontra suas fontes no romantismo alemão, em sua problemática do isolamento do homem perante a natureza, assim como na defesa de uma poética sensível à expressão do irracional, dos impulsos e paixões individuais.
4. Considerado um divisor de águas na história da arte ocidental, o Cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza, afastando noções de perspectiva e modelagem, longe de qualquer tipo de efeito ilusório.
5. Após os anos 50, o expressionismo abstrato aparece como principal herdeiro do movimento nos EUA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário