- Comparado com o Renascimento o período de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado através de formas espaciais. Em cada obra e cada época, há um espaço representado através das vivências pessoais de cada artista.
- Em a Última Ceia, na obra de Jacopo Robusti, já prenuncia a visão de mundo Barroco. É o momento que corresponde a um período que corresponde a um período de grande turbulência político-econômica, social, e religiosa.
- O Renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco, ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos.
- Com o advento da Revolução Francesa, na virada do século XVIII, o estilo barroco fora subitamente interrompido pelo Neoclassicismo, Romantismo, Realismo,Impressionismo, e outras tendências, tudo acontecendo no mesmo século XIX.
- Os artistas impressionistas descrevem um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874.
Blog feito para postarmos os trabalhos de Artes Visuais da turma 1812 do curso de Edificações
sábado, 10 de agosto de 2013
Apostila nº 2
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário