sábado, 10 de agosto de 2013

Apostila nº 2


  1. Comparado com o Renascimento o período de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não só um período de transição, mas de profundas transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado através de formas espaciais. Em cada obra e cada época, há um espaço representado através das vivências pessoais de cada artista.
  2. Em a Última Ceia, na obra de Jacopo Robusti, já prenuncia a visão de mundo Barroco. É o momento que corresponde a um período que corresponde a um período de grande  turbulência político-econômica, social, e religiosa.
  3. O Renascimento foi uma época eufórica, otimista, uma das poucas da história da arte, ao passo que o Barroco, ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos.
  4. Com o advento da Revolução Francesa, na virada do século XVIII, o estilo barroco fora subitamente interrompido pelo Neoclassicismo, Romantismo, Realismo,Impressionismo, e outras tendências, tudo acontecendo no mesmo século XIX.
  5. Os artistas impressionistas descrevem um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870, apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874.

Nenhum comentário:

Postar um comentário