terça-feira, 3 de setembro de 2013

Resumo por tópicos do conteúdo da apostila 2 de Artes Visuais.

Resumo 

1. Barroco:

  Em geral, compreende-se como barroca a arte desenvolvida nos anos finais do século XVI, até a primeira metade do século XVII, com a arte religiosa da Contra Reforma.
O Barroco ao iniciar-se já se torna mais sombrio, pessimista, acentuando os conflitos e a insegurança da condição humana e preferências por temas opostos: espirito e matéria, perdão e pecado, bem e mal, céu e inferno.
No Brasil, a herança do Barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal, que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da Igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos depois do surgimento do Barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX.

2.  Impressionismo:

O impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu inicio ás grandes tendências da arte do século XX.
Os artistas impressionistas descreveram um fenômeno da natureza: a luminosidade atmosférica. O movimento formou-se em Paris entre 1860 e 1870 apresentou-se pela primeira vez ao público em 1874. A definição do termo remonta de comentário irônico de um crítico sobre o quadro de Monet, Impression, Soleil levant, mas foi adotado pelos artistas, quase por desafio, nas exposições seguintes.  


 3.  Almoço na Relva de Manet:

  A tela Almoço na Relva pintada por Édouard Manet na época que foi exibida se tornou motivo de grande escândalo. O público e a crítica se indignaram com absurdo do tema ( uma mulher nua em companhia de dois senhores vestidos).
Na tela de Manet as figuras que se apresentam com zonas de cores lisas, sem passagens em chiaroscuro, variando levemente pelas diferentes maneiras como a luz é absorvida – róseo – pastosa e quase radiante da mulher nua, os castanhos, os negros, os brancos das roupas. A paisagem como se pode observar tem uma estrutura perspectiva, mas a água, a grama e a ramagem formam várias cortinas transparentes e paralelas, que se sobrepõe compondo zonas mais densas ou mais ralas de penumbra verde azulada. Não há mais distinção entre corpos sólidos e o espaço que os contém; as figuras e o espaço formam um único contexto: Manet não vê figuras dentro e sim com o ambiente. A obra deste artista foi muito importante porque inovou o campo da pintura, dando-lhe uma luminosidade mais intensa., que foi apontada pelos críticos como, um elemento percussor do impressionismo.

4.  A impressão do sol Nascente de Monet:

Diante da obra de Monet, vemos que o tema real não é a paisagem, embora a estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéricos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia. São registros fugidos, momentos impressionistas, momentos instáveis, através da observação e transcrição dos efeitos de cor que o fenômeno natural produz de cada vez, sem generalizar e, por outro, sem introduzir maiores ênfases subjetivas, emocionais.

5.  A montanha de Santa Victória de Cézane:

  Cézane pinta essa montanha quase um centena de vezes. O motivo foi apenas um ponto de partida. Os vários elementos formais que o artista introduz – segmentos lineares, contornos parciais, pequenas superfícies justapostas e sobrepostas em cores quentes e cores frias são magistralmente orquestradas. Vemos as cores quentes predominantemente no primeiro plano e no plano intermediário, ocres, laranjas, amarelos dourados ao lado de verdes-amarelos e esmeraldas. Alguns azulados e outros tons frios são intercalados como que para arejar o espaço denso das cores quentes. A montanha se ergue contra um céu claro, azuis e branco-esverdeados. Não há traço que seja retórico, no sentido de ser meramente repetitivo ou decorativo e, portanto supérfluo. Tudo se torna necessário e inteiramente expressivo.     



Autor: Bruno Papa

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