quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Relatório (Centro Histórico)

  Centro Histórico de Salvador

        A minha turma 1812 realizou um passeio pelo centro histórico de Salvador no dia 18 de setembro, como o intuito de explorar a questão artística que é tão rica por lá. 
       Ao chegarmos conhecemos nosso guia turístico que nos passou centenas de informações que muitos não tinham ideia, como por exemplo o fato que a maioria das pessoas chamam o centro histórico como pelourinho, sendo que eram apenas algumas praças, outra coisa interessante são a quantidade de casarões, cerca de 800 que a maioria são das igrejas e os que não são, foi apenas por falta de documentos e passou então a serem do governo.
      A primeira igreja que conhecemos foi a Catedral Basílica Primacial São Salvador, onde suas capelas predominavam o estilo barroco e o rococó que nasceu na França, que é o barroco levado ao exagero de decoração, mas todos com um estilo que são impossíveis de não serem notados.
    Outra igreja foi a Francisco de Assis, a mais bela na minha o opinião. Na sua entrada, há um pátio com imagens ao redor pintados nos azulejos, com a arte de Portugal. Ao adentramos conhecemos a igreja, que realmente é uma exuberância de encher a curiosidade. Suas paredes e teto são todas com o estilo barroco e revestida com ouro. Mas não foi só isso que me chamou a atenção, lá os escravos eram separados dos senhores, no final da igreja, de um lado ficavam os escravos homens e do outro as mulheres.
      Enfim, esse passeio pra minha turma foi fundamental, já que fazemos o curso de edificações, ele serviu pra eu me apaixonar ainda mais pelo meu curso, e começar a notar nas coisas tão lindas que existem na minha cidade e que pouca gente conhece ou não tem curiosidade de conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário