terça-feira, 17 de setembro de 2013

Arte: os mundos da cultura no mundo da escola
    Desde a época em que habitava as cavernas, o ser humano vem manipulando cores, formas, gestos, espaços, sons silêncios, superfícies, movimentos, luzes, etc., com a intenção de dar sentido a algo, de comunicar-se com os outros.
    A comunicação entre as pessoas e as leituras de mundo não se dão apenas por meio da palavra. Muito do que sabemos sobre o pensamento e o sentimento das mais diversas pessoas, povos , países, épocas são conhecimentos que obtivemos única e exclusivamente por meio de suas músicas, teatro, poesia, pintura, dança, cinema, etc.
    Na verdade, na maioria das vezes não entendemos nada, mesmo! Algo semelhante ocorre quando cai em nossas mãos um livro em árabe, chinês, grego ou qualquer outro idioma que não compreendemos. Nossa reação é idêntica: "Não entendi nada, não sei ler essa língua!"
    Para nos apropriarmos de uma linguagem, entendermos, interpretarmos e darmos sentido a ela, é preciso que aprendamos a operar com seus códigos. Do mesmo modo que existe na escola um espaço destinado à alfabetização na linguagem das palavras e dos textos orais e escritos, é preciso haver cuidado com a alfabetização nas linguagens da arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário