sábado, 21 de setembro de 2013


Apostila: 01 Exercício do Olhar

1 A arte tem utilizado não apenas tinta, metal, pedra, mas também ar, luz som, palavras, pessoas, e muitas outras coisas. Há aqueles que utilizam a fotografia e vídeo, e outros que se engajam variadas como caminhadas, apertos de mão ou o cultivo de plantas. Podemos dizer, assim que a atividade artística em um jogo de formas, modalidades e funções quem evoluem épocas e contextos sociais. Na Sociedade atual, os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leitura dos seus atos de suas produções. A obra contemporânea apresenta como uma duração a ser experimentar, com uma abertura para a discussão ilimitada. A cidade permitiu.

2 A presença da Sombra da Obra de Marcel Duchamp, é marcada pela ausência uma situação insólita, na qual uma sombra projetada existe sem seu parceiro inseparável, o elemento real gerador de projeção. O conforto é direto, a sensação de que algo está faltando, de um vazio, traz o estranhamento.

3 O Renascimento ocorrido na cultura em geral, se relacionou à revalorização do pensamento da arte da antiguidade clássica e à formação de uma cultura humanista, antropocêntrica: o homem com a medida de todas as coisas.

4 O Renascimento foi um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os Séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, que a bem da verdade, sempre estiveram presentes desde a Idade Média e permanece até os dias atuais.

5 Dadaísmo foi um movimento lançado em 1916, com o objetivo de protestar contra a I Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram-se em Zurique, na Suíça. Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e do bom gosto ocidental. Através dos objetos que criaram, os artistas dadaístas desenvolveram novas possibilidades formais e todo um vocabulário novo veio enriquecer a linguagem nos vários campos da arte do século XX.

Nenhum comentário:

Postar um comentário