1. O expressionismo faz parte de uma tendência da arte europeia moderna, com dois centros distintos: o movimento francês dos fraves (feras) e o alemão Die Brücke (a ponte). Literalmente, a expressão é o contrário de impressão.
2. O movimento expressionista, na famosa pintura O Grito, na distorção da figura que grita sobre a qual paira a imagem da morte, afasta qualquer ideia de beleza. Após os anos 50, o expressionismo abstrato aparece como principal herdeiro do movimento nos Estados Unidos.
3. O Cubismo não surgiu ao acaso e nessa busca de estruturas não foi um fenômeno isolado. Nas imagens cubistas, surge uma realidade composta por fenômenos fragmentários. O cubismo recusa a ideia de arte como imitação da natureza.
4. Com Tarsila de Amaral, a pintura brasileira começa a procurar uma expressão moderna, mas ligada às nossas raízes culturais. Sua carreira artística começou em 1916.
5. Não se pode mencionar o impacto do cubismo no Brasil sem lembrar ainda de parte das produções de Clóvis Graciano e de um segmento considerável da obra de Candido Portinari.
Nenhum comentário:
Postar um comentário