1- A obra de Tintoretto "A Ultima Ceia", prenuncia uma visão barroca. Marca um período de transição, agitado e crítico, período de transformações sociais. O conteúdo é articulado por formas espaciais.
2- O estilo barroco no Brasil foi marcado por duas tendências, uma nas regiões enriquecidas (marcadas por igrejas com talhas recobertas de ouro, com janelas e portadas com detalhadas esculturas) e uma nas regiões em que não existia açúcar ou ouro, com talhas mais modestas e com trabalhos feitos por artistas com menos experiência.
3- O estilo barroco foi substituído pelo Neoclassicismo, Romantismo, Realismo, Impressionismo, Expressionismo, dentre outras após a Revolução Francesa.
4- O movimento impressionista revolucionou a pintura e iniciou grandes tendências artísticas. Um fenômeno da natureza era mostrado: a luminosidade atmosférica, jogos de reflexos luminosos e coloridos que variam nas horas do dia.
5- O pós-impressionismo não tinha um grupo articulado, mas se refere a pintores que exploram possibilidades encontradas no impressionismo e dentre seus artistas, estão Cézanne, Van Gogh e Gauguin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário