quarta-feira, 25 de setembro de 2013

A FOTOGRAFIA CHEGA AO BRASIL


Segundo pesquisas  realizadas pelo fotógrafo Boris Kossoy, o Francês Hércules Florence, que morava no Brasil, já vinha fazendo, desde 1833, alguns avanços na técnica de registrar imagens, com o objetivo de imprimir rótulos de produtos farmacêuticos e diplomas maçônicos. Mas nas décadas de 1850 e 1860, o aprimoramento dos recursos técnicos, houve um barateamento dos custos de um retrato, o que tornou acessível a um grande número de pessoas e apressou a divulgação entre nós.
O passo seguinte foi o documentário fotográfico. Nesse campo destacaram-se Marc Ferrez e Militão Augusto de Azevedo. Marc Ferrez  preocupava-se não apenas em registrar um fato, mas também em compor com arte uma cena.
A fotografia brasileira desenvolveu-se muito na passagem do século e esteve presente em exposições internacionais. Dessa mostra participou, entre outros, o fotógrafo brasileiro Valério Lima.
Um dos mais conhecidos fotógrafos brasileiros são Sebastião Ribeiro Salgado e Vicente José de Oliveira Muniz. Sebastião Salgado é um fotógrafo reconhecido mundialmente por seu estilo único de fotografar. É um dos mais respeitados fotojornalista da atualidade.  Vicente José, é fotógrafo, desenhista, pintor e gravador. Realiza, desde 1988, séries de trabalhos nas quais investiga, principalmente, temas relativos à memória, à percepção  e à representação de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário