quarta-feira, 4 de setembro de 2013

5 PONTOS IMPORTANTES DA APOSTILA N° 1: Quem tem medo de arte contemporânea?

1. A arte recente tem utilizado não apenas tinta, metal, pedra, mas também ar, luz, som, palavras, pessoas, comida e muitas outras coisas. As primeiras décadas do século XX iniciaram- se com a ampliação de conquistas técnicas e progresso industrial do século anterior, mas também com profundas conturbações políticas. Ocorreu ainda nesse século a conquista do espaço.  Neste contexto, rico em contradições, que se desenvolve a arte do nosso tempo.

2. As novas orientações artísticas, apesar de distintas, partilham um espírito comum, tentativas de dirigir a arte às coisas do mundo. Os artistas estão cada vez mais interessados em explorar a percepção e a ação imaginativa do espectador, propondo múltiplas abordagens de leitura dos seus atos de suas produções. Uma forma de arte cujo substrato é dado pela intersubjetividade e tem como tema central o estar - juntos, o encontro entre observador e a obra, a elaboração coletiva de sentido.

3. A Pop art surgiu nos EUA no começo da década de 60. Em 1962, era possível identificar uma sensibilidade comum entre vários artistas, todos suja obras utilizavam temas extraídos da banalidade dos EUA urbano, uma atitude contrária a incompreensível arte moderna.

4. O Renascimento ocorrido na cultura humanista, antropocêntrica: O homem com a medida de todas as coisas. Foi um grande movimento de mudanças culturais, que atingiu as camadas urbanas da Europa Ocidental entre os séculos XIV e XVI, caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana, que a bem  da verdade, sempre estimavam presentes desde a Idade Média e permanece até os dias atuais.

5. Dadaísmo foi um movimento lançado em 1916, com o objetivo de protestar contra a 1ª Guerra Mundial e que artistas e intelectuais de diversas nacionalidades, exilaram- se em Zurique, na Suíça. Os dadaístas propunham que a criação artística se libertasse das amarras do pensamento racionalista e bom gosto ocidental. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário