1. O francês Hércules Florence, que morava no Brasil, já vinha fazendo, desde 1833, alguns avanços na técnica de registrar imagens. Entretanto, oficialmente, considera- se o ano de 1939 e os trabalhos de Daguerre como ponto de partida para a fotografia.
2. A fotografia brasileira desenvolveu- se muito na passagem do século e esteve presente em exposições internacionais, participando, entre outros, o fotógrafo brasileiro Valério Lima, que apresentou a interessante fotomontagem Os trinta Valérios, em que aparecem trinta figuras numa sala, todas com o rosto do próprio fotografo.
3. Sebastião Salgado ao fotografar, sobretudo, os sujeitos que sofrem efeitos da dominação de outros, ele se preocupa em denunciar, por oposição ou contraste, os que monopolizam e egoisticamente acumulam bens materiais e imateriais
4.Vik Moniz investiga, principalmente , temas relativos à memória, à percepção de imagens do mundo das artes e dos meios de comunicação.
5. O processo fotográfico de Vik Muniz não está restrito à escolha de personagens que convivem com a situação de exclusão social. O artista também se preocupa em provocar a ilusão visual, propiciada pela manipulação de materiais inusitados no ato de fotografar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário