terça-feira, 3 de setembro de 2013

3ª apostila - barroco, impressionismo, pós impressionismo e expressionismo

1. Tintoretto é considerado o percursor do barroco, pois suas obras tinham um jogo de sombras e luzes, além de divergências básicas com relação à arte renascentista. Pode-se perceber estes detalhes em seu quadro "A última ceia".

2. O barroco quebrou com o sistema centralizado do Renascentismo, dando à arte um muito mais movimento e sensação de infinidade, turbulência.

3. O impressionismo foi um movimento artístico que rompeu com as regras artísticas existentes em meados do séc. XIX. Nos quadros impressionistas, não existem contornos claros, e pinceladas são feitas de modo bem solto. Algo notável no impressionismo é ótima representação das claras e marcantes cores atmosféricas. A primeira arte deste período foi a de Claude Monet.

4. O pós-impressionismo pode ser considerado como o seguir das diferentes vertentes abertas pelo impressionismo. Entre seus artistas principais estão van Gogh e Paul Cézanne.

5. O cubismo foi uma corrente artística que representava as formas naturais por meio de figuras geométricas. Entre seus principais artistas estão Picasso e Braque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário