terça-feira, 3 de setembro de 2013

2ª apostila de artes - Ideias importantes

1. No contemporâneo, em grande parte pela existência das tecnologias atuais, a arte não mais tenta representar o belo, mas algo que crie uma reflexão, explorando a percepção imaginativa do expectador, o que em muitas vezes não é confortante.

2. O Renascentismo é chamado assim pois reviveu um pouco da cultura grega, principalmente no que diz respeito à arte. Os artistas deste período demonstram um cuidado muito maior que os da Idade Média com relação à perfeição, simetrias e perspectiva.

3. Leonardo da Vinci foi um cientista e artista do período renascentista. Enquanto cientista, não foi muito reconhecido na época, mas hoje é considerado um dos maiores. O seu lado artístico era digno de fascínio. Ele foi o inventor do sfumato, sendo o primeiro a utilizá-lo nos quadros.

4. Michelangelo foi outro artista renascentista. Ele reviveu o platonismo por meio de suas esculturas e quadros com homens perfeitos. Entre suas pinturas, a mais conhecida é "A criação de adão", feito no topo da capela Sistina. O mais impressionante neste quadro é a demonstração do Deus católico como um dos deuses gregos - com a aparência de um homem perfeito. Muitos pensadores atuais creem que a visão que grande parte dos católicos têm de Deus atualmente é derivada deste quadro.

5. O Dadaísmo foi um movimento ocorrido no início do séc. XX. Este movimento tinha como objetivo manifestar artisticamente contra a I Guerra Mundial. A criação da arte "Roda de bicicleta", de Duchamp, foi um fator revolucionário para a arte no mundo, pois nesta arte, o artista não mirou no belo, mas no simbolismo que o objeto traz, ou seja, uma arte não para se maravilhar, mas para refletir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário