sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Resumo Apostila n°1 e 2° Leandra Oliveira Santos

DISCIPLINA : ARTES
LINGUAGEM : ARTES VISUAIS
PROFESSORA : DIANA VALVERDE DE ALMEIDA
ALUNA : LEANDRA OLIVERIA SANTOS
APOSTILA – 01- 2013

As três ideias retiradas do texto “QUEM TEM MEDO DE ARTE CONTEMPORÂNEA ? ”
1 - O minimalismo de Donald Judd, Tony Smith, Carl Andrade e Robert Morris , por sua vez localizava os trabalhos de arte no terreno ambíguo entre pintura e escultura, um vocabulário construindo com base em ideias de despojamento, simplicidade e neutralidade , manejados com o auxilio de matérias industriais , definiram o programa de minimal art.
Uma expansão critica dessa vertente encontra-se nas experiências do pós-minimalismo , em obras como as de Richard era e Eva Hesse. Parte da pesquisa de Serra sobretudo suas obras publicas toca diretamente ás relações entre arte e ambiente, em consonância com uma tendência da arte contemporânea que se volta mais decididamente para o espaço – incorporado-o á obra/e ou transformando , seja ele o espaço da galeria, o ambiente natural ou áreas urbanas , traduzidas em intervenções sobre a paisagem natural podem ser observada também na Land art de Walter de Maria e Robert Smithson .
 Eles não representavam a paisagem, eles fundiam-se com ela; a sua arte não era simplesmente sobre a natureza, mas dentro dela. 





2- Regina Silveira Nasceu no Brasil em 1939 , a artista se interessou-se pelo jogos da percepção e faz exatamente isso ao nos propor suas instalações: constrói   um jogo de criar novos espaços virtuais muito diverso dos espaços reias como estamos habitados a velos  nos conduz a novos espaços com coordenadas próprias .  Na instalação de Regina Silveira, o estranhamento se faz pela falta do objeto que tanto causou estranhamento por sua presença no início do século XX. 




3 -  Leonardo da Vinci (1452-1519) nasceu na Itália na vila de Vinci perto da Florença e morreu na França . Foi um homem plural antes de tudo , pensador, artista pesquisador , Aos 64 anos Leonardo Vinci aceitou o convite do rei Francisco I ,da França para viver nos castelo de Cloux, ele levou o quadro consigo e guardo ate a morte. Monalisa foi uma encomenda  de uma dama florentina chamada de Lisa que foi entregue . O que logo impressiona na obra é o grau surpreendente como Lisa parece viva olha para nós e possui um espírito próprio como um ser vivo parece mudar antes aos nossos olhos personificando talvez o próprio espírito da natureza como Leonardo da Vinci o concebia em sua visão de vida .

“ A ideia torna-se uma máquina de fazer arte.”
Sol LeWitt



DISCIPLINA : ARTES
LINGUAGEM : ARTES VISUAIS
PROFESSORA : DIANA VALVERDE DE ALMEIDA
ALUNA : LEANDRA OLIVERIA SANTOS
APOSTILA – 02 -2013
As três ideias retiradas do Conteúdo “Barroco, Impressionismo, Pós- impressionismo e Expressionismo” .
1-     Em Ultima Ceia , na obra de Jacopo Robusti, apelido de Tintoretto que pertence ao século XVI já prenuncia a visão de mundo Barroco. É o momento que corresponde a um período de grande turbulência polito ,econômica , social e principalmente religiosa a Reforma protestante liderada por Lutero( na Alemanha e Calvino na França ), o movimento Católico   de contra reforma marcaram o contexto histórico do período ,Com o advento da Revolução Francesa, na virada do século XVIII (1789-1799) o estilo do barroco foram submetidos interrompidos pelo Neoclassicismo Romantismo, Realismo, Impressionismo , Expressionismo , e outras culturas tendências tudo acontecendo no mesmo século  XIX .

2 –Em todo o Nordeste igrejas riquíssimas , como a igreja e o Convento São Francisco de Assis, Na capital baiana cujo interior é todo revestido de talha dourada lhe conferiu o titulo da “ Igreja mais rica do Brasil ” . A igreja é especialmente preciosa pela sua exuberante decoração interna ,É considerada uma das mas significativa expressões do Brasil . O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça , realizadas entre 1733e 1737 . A portaria lateral que dá acesso ao convento possui pintura ilusionista no teto , atribuída a José Joaquim da Rocha realizada na segunda metade do século XVIII.


3 Édouard Manet (Paris, 23 de janeiro de 1832 - Paris, 30 de abril de 1883) foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX. Pintou a tela Almoço na Relva a ela apresenta cores lisas sem passagens em chiaroscuro, Variando lentamente pela diferentes maneiras como a luz é absorvida róseo-pastoso e quase radiante da mulher nua , os castanhos, os negros, os brancos das roupas . A obra deste artista foi muito importante porque inovou o campo da pintura dando-lhe uma luminosidade mais intensa que foi apontada pelos críticos como um elemento precursor do impressionismo . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário