apostila numero 2
1° : Comparando com o Renascentismo o período de Tintoretto já é bem mais agitado e crítico, não é só um período de transição , mas de profundas transformações sociais. O conteúdo expressivo é articulado através de formas espaciais. Em cada obra e cada época, há um espaço representado através das vivências pessoais de cada artista
2° : No Brasil, a herança do barroco esteve ligada ao tipo de ensino trazido de Portugal que era predominantemente verbal e religioso, voltado para os dogmas da igreja e teve pleno desenvolvimento no século XVIII, 100 anos após o surgimento do barroco na Europa, e se estendeu até as duas primeiras décadas do século XIX
3°: O século XIX, vai representar um divisor de águas, nas artes e nas ciências. Nele ocorre uma série de mudanças, cujo efeito cumulativo resulta numa ruptura tão definitiva, em termos de conhecimentos e de mentalidade, que todos todos os séculos anteriores parecem afastar-se de nós, recuando a períodos bem mais distantes do que seria.
4° : Diante da obra de Monet,impressão, nascer do sol
,vemos que o tema real não é a paisagem, embora a estrutura dos objetos não se altere, são jogos feéticos de reflexos coloridos produzidos pela luminosidade nas várias horas do dia.
5° : PÓS-IMPRESSIONISMO- Longe de indicar um grupo coeso e articulado, o termo se dirige ao trabalho de pintores que, entre 1880 e 1890, exploram as possibilidades abertas pelo impressionismo, em direções muito variadas, e sugerem convergências estilísticas entre eles, Cézanne, Van Gogh e Gauguin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário